Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de março de 2017

Lição sobre caráter cristão, uma avaliação inicial


Meu hábito de escrever subsídios para lições de Escola Bíblica Dominical advém da prática de fazer meus próprios apontamentos. Coisas de década de oitenta. Cresci com este hábito e com a autonomia no saber. Hoje escrevo com a finalidade de elaborar meu acervo pessoal, e este blog nada mais, nada menos é do que uma dispensa virtual onde guardo coisas novas e velhas. 

Como meu primeiro contato com a Teologia Bíblica se deu por meio da Escola Bíblica Dominical. Não é demais que persevere em escrever a respeito das temáticas das lições de adultos da CPAD. À título de avaliação inicial a respeito do caráter cristão posso dizer que:

  1. A revista é uma continuidade da temática do trimestre que se encerrou. Logo, os alunos não terão a sensação de ruptura, tão corriqueira nas ocasiões em que se passa de um assunto teológico para um assunto bíblico, ou deste para um prático. 
  2. Professores precisam atentar que se o tema da lição aborda o caráter cristão, há que se levar em conta Cristo como modelo em cada uma das lições. 
  3. Isto, porque h´personagens abordados cujo relato bíblico é extremamente parco em termos de dados, e minha sugestão é que ao invés de preencher tais lacunas com incursões de teor especulativo, deva-se completar as informações com uma comparação entre o personagem proposto e Cristo. 
  4. Exemplos são os personagens Abel, Hulda, Melquisedeque. 
  5. Já na primeira lição o autor delineia que o homem caiu e que a Queda comprometeu o seu caráter, dantes moldado à imagem e semelhança de Deus. Esta é uma abordagem interessante, por conciliar um assunto de natureza filosófica e psicológica com Teologia. Mas também aponta para o fato de que nenhum homem além de Cristo é, em si modelo absoluto de caráter para nós. 
  6. O autor sacro aos Hebreus afirma: E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados (Hb 11. 39, 40). É vital que se reforce que o segredo de uma por uma as testemunhas da fé foi a FÉ. 
  7. LOGO, para o cristão imitar o caráter de Cristo basta-lhe a fé que se manifesta em inteira dependência do Espírito de Deus. 
Esta é a minha avaliação inicial da lição bíblica e as minhas diretrizes para o desenvolvimento de uma por uma. O que falo aqui serve tanto para professores que irão elaborar suas respectivas aulas, quanto para alunos que possuem o hábito e o zelo pelo estuda da Bíblia e veem nas lições de Escola Bíblica Dominical uma fonte para tal. Que Deus os abençoe. 

Em Cristo, Marcelo Medeiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.