Pesquisar este blog

sábado, 29 de agosto de 2015

A Corrupção dos Últimos Dias



O entendimento comum de corrupção é o de depravação moral, devassidão e coisas afins. Mas há um sentido pouco trabalhado que é o de decomposição, putrefação. É com este sentido que o termo grego correspondente διαφθοραν (diaphthoran) é empregado nestes textos (At 2. 37; 13. 35, 37). Já em Rm 8. 21; I Co 15. 50; II Pe 2. 19) aparece φθοραν (phthoran), por exemplo, com o mesmo sentido. 

A corrupção moral do tempo presente tem como principal causa a tendência dos homens dos homens à decomposição física. Em outras palavras os homens se vendem como escravos ao pecado por terem noção do seu senso de finitude. Este é um ponto crucial para a compreensão da tendência à apostasia nestes dias finais. Na dúvida, veja este texto:
Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro (II Pe 2. 19, 20 ACF). 
Perceba a expressão δουλοι υπαρχοντες της φθορας [doyloi huparchontes tees phthoras], sendo eles mesmos servos da corrupção. Em outras palavras os falsos mestres, tem como seu senhor o senso de sua finitude. É este que lhes dita o comportamento que os mesmo têm de ter. Sob este prisma empreenderei algumas considerações a respeito do texto bíblico. 

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos (II Tm 3. 1 ACF). 

A expressão εσχαταις ημεραις [eschatais heemerais] é indicador do tempo decorrente da ascenção de Cristo até seu retorno glorioso. Daí que não seja uma descrição dos dias atuais em si, mas de algo que vai do tempo de Paulo até os dias atuais e chegando a té a vinda de Cristo. 

Em segundo lugar o entendimento de que os dias finais são καιροι χαλεποι [kairoi chalepoi], em outras palavras tempos perigosos. Perigosos devido à qualidade de homens com quem os crentes, e principalmente pastores novos como Timóteo terão de lidar. Segundo Paulo, os homens serão:
amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te (II Tm 3. 2 - 5 ACF). 

  1.  amantes de si mesmos, sem a mínima capacidade de pensarno bem estar alheio. Este é o sentido de φιλαυτοι [philautoi]. 
  2. avarentos, o mesmo que amantes do dinheiro, ou amigos do. O que se pode ver na expressão  φιλαργυροι [philargoi]. Os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores (I Tm 6. 9, 10 ACF). 
  3. presunçosos. A presunção é um tipo de afetação, vaidade pessoal. αλαζονες [alazones] é o mesmo que fanfarrão, uma pessoa que fala o tempo todo de suas realizações ao ponto de extrapolar a verdade. Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva (II Co 10. 17, 18 ACF). 
  4. em decorrência os homens se tornam altivos, soberbos, o termo original é υπερηφανοι [hypereephanoi]. 
  5. βλασφημοι [blasfemoi] é o termo grego que dá origem à palavra blasfêmia, cuja definição lexiacal é de palavra ofensiva à divindade, praga, imprecação. Mas no sentido bíblico pode ser, entre outros o de caluniador. 
  6. desobedientes a pais e mães. O uso do termo απειθεις [apeitheis] indica que são pessoas que não se deixam convencer por nenhuma admoestação paterna, quando a recomendação bíblica é justamente a contrária. Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência (Pv 4. 1 ACF). 
  7. Incapazes de ações de graças. Acham que tudo lhes é devido, daí sua ingratidão para com tudo e com todos. 
  8. profanos, ou ανοσιοι [anosioi], sem percepção do que e sagrado, daquilo que lhes supera. Incapazes de qualquer atitude de reverência para com as coisas de Deus. 
  9. αστοργοι [astorgoi] é uma expresão para se referir a quem é destituído de qualquer afeição natural (filhos, mulher, parentes, amigos, etc...). 
  10. ασπονδοι [aspondoi] pessoas que nutrem tamanha hostilidade que não admitem tréguas. 
  11. διαβολοι [diaboloi], caluniadores, acusadores. 
  12. ακρατεις [akrateis]. Pessoas sem o mínimo de controle próprio. Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito (Pv 25. 28 ACF). 
  13. ανημεροι [anemeroi] pessoas selvagens, sem civilidade. Em decorrência de sua falta de controle. 
  14. αφιλαγαθοι [aphilagatoi], sem amor uns para com os outros, principalmente para com os bons. Um desdobramento da primeira marca. 
  15.  προδοται [prodatai], palavra empregada para designar pessoas que tinham faltando para com seu juramento, que haviam desertado de um exército. 
  16. προπετεις [propeteis], alguém que é obstinado, não sujeito à mudança, nem admoestação. 
  17. Orgulhosos, ou cheios de algo, expressão mais adequada para traduzir τετυφωμενοι [tetyphoomenoi]
  18. φιληδονοι μαλλον η φιλοθεοι [philedonoi mallon e philotheoi] designa pessoas que colocam seus prazeres pessoais acima de Deus. 
A recomendação de Paulo é: destes afasta-te. Eles aparentam piedade, mas negam o poder da mesma, com uma vida contraditória. Em razão de seu caráter eles sempre resistirão a verdade, que não podem conhecer plenamente em razão de seu mau caráter (II Tm 3. 5 - 7). Diante disto o que um líder cristão pode fazer?
Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos. Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou! De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados (II Tm 3. 9 - 13 ACF). 

  1. Acreditar que em algum momento a insensatez dos mesmos será evidenciada aos olhos de todos.
  2. Transmitir o ensino fiel aos demais crentes. 
  3. Contar com a graça de Deus com o fim de ser exemplo. 
  4. Entender que os verdadeiros cristãos são testados mediante o sofrimento, algo que os apóstatas acima descritos não suportam. 
  5. A despeito das observações supra, o movimento apóstata seguirá em frente. 
Contudo Timóteo tem de responder com apego à doutrina, e fidelidade na pregação, sabendo com que finalidade as Escrituras foram concedidas
Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (II Tm 3. 14 - 17 ACF). 
Em Cristo, Marcelo Medeiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.