Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Fim do dia dos pais e dia das mães?

 
Sim, de acordo com fontes Escolas da Zona Leste de São Paulo substituíram o dia dos pais e dia das mães por um dia de quem cuida de mim. Conforme indicado na matéria a medida não é nada inclusiva, uma vez que nada impede que às tradicionais datas comemorativas seja incluído o dia do cuidador,  ou que as mesmas a englobassem (aqui).  
Particularmente sou filho de mãe solteira, e mais do nuca tenho orgulho de minha mãe, que foi modelo de honestidade, trabalho, caráter, perseverança. Aprendi muito cedo a entender que dadas as condições eu não possuía pai, nem na certidão de nascimento, e por isto nem no Registro Geral, e na de casamento.
Como adulto sei que o maior problema com isto não são as comemorações escolares, mas é ver muito marmanjo de minha idade, que até hoje sabe o que é uma ajuda paterna, ao passo que eu não sei, e nunca coube o que era sequer um modelo de pai e de masculinidade dentro da casa, e é aí que reside o real problema.
Contudo sei que minha frustração me ajudou a ser uma pessoa que corre atrás do que quer, e mais, minha mãe dizia que quem quer tem que correr é na frente, pois quem corre atrás chega atrás. E ao ler esta matéria aprendo outra coisa: não tenho o direito de transformar minha frustração em algo que deva ser estendido a todos. Isto é o que Nietzsche chamava de moral ressentida, e aqui foi transformada em projeto escolar. Mas tenho outra suspeita a respeito destes tipos de projetos.
O dia dos pais e das mães é fruto de organizações cristãs espalhadas pelo mundo. A extinção destas datas do calendário escolar representa a desconstrução de todos e quaisquer resquícios da cosmovisão de mundo cristã. A solução deste problema demanda uma tomada de decisões por parte da Igreja.
Na minha opinião esta tomada de decisão não se trata de militância politica para que a Bíblia seja lida nas escolas publicas, mas de potencialização na pastoral cristã, fortalecimento familiar (seja no modelo tradicional), ênfase no culto doméstico, e acima de tudo o diálogo, que tem sido tão prejudicado na atualidade. Uma coisa é certa simplesmente diabolizar, ou satanizar o PT, criar um clima de apocalipsismo político de nada adianta.
 
Marcelo Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.