Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Lembrai-vos dos vossos líderes


Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé (Hb 13. 7 NVI).
Este é um dos textos mais ingratos da Bíblia. Quando criança não pensava desta forma, mas agora que sou adulto penso, pior vejo que sim, principalmente por causa da condição de Pastor. Me permita a explicação. Não vejo neste texto nenhuma forma de protecionismo para com a classe pastoral, pelo contrário ele é a condenação para o pastor infiel, que não se sujeita a palavra de Deus. O contexto no qual o texto se insere é um conjunto de advertências aos crentes aos quais se destina a carta aos hebreus. Eles são aconselhados quanto ao amor fraterno, a hospitalidade, a solidariedade para com os irmãos que estão presos, o casamento, o comportamento para com o dinheiro, que por sua vez reflete, ou não, nossa confiança na providencia divina, é quando entre a recomendação para que nos lembremos de nossos líderes.
Como Pastor, ordenado pela Assembleia de Deus, me preocupo toda vez que leio tal texto, me pergunto: sou hospitaleiro, solidário, integro em minhas relações, confiante na providencia de Deus, em outras palavras, sou modelo? Minha vida fala a palavra que prego verbalmente, sou sal da terra, meu exemplo influencia positivamente? Falo palavra de Deus no sentido que Deus a dá, ou distorço os textos a fim de que os mesmos se adequem às minha nem sempre tão nobres intenções? Me faço estas perguntas porque o texto bíblico recomenda o exame pessoal, a fim de que possamos saber se estamos, ou não na verdade (II Co 13. 5)
Note que o texto manda olhar para vida dos pastores, mas não é qualquer pastor, são os pastores que falam a palavra de Deus, o que além de indicar a existência de pastores que não falam da palavra de Deus, ainda sinaliza um grupo especial de homens aos quais fora confiado o bom depósito da revelação. Manda ainda observar o resultado da vida que tiveram e imitar a fé. Esta, no contexto de Hebreus é a capacidade de se apegar a esperança de forma tal a dar testemunho. Então a recomendação do autor da carta é que olhemos para o testemunho deixado por estes homens.
Outra observação a ser feita é a de que a carta aos Hebreus foi escrita com a finalidade de exortar crentes que por serem oriundos do judaísmo, estavam sendo perseguidos e espoliados dos seus bens(Hb 10. 34, 35). Daí o exemplo de firmeza dos pastores em meio á tribulação como fator motivador para os crentes em sua caminhada. Na verdade, o que o autor faz aqui é uma extensão do texto em que aborda a respeito dos heróis da fé, onde ele mesmo traz exemplos de fé do Novo Testamento a fim de motivar os crentes Hebreus.
A esta altura desta breve reflexão, me pergunto: como posso considerar o final de alguém que ainda não completou a sua carreira? O autor do teto pede aos destinatários: Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé (Hb 13. 7 NVI). Curioso é que um dos termos que aparece aqui é εκβασιν (ekbasin), cujo sentido é o de saída, ou de resultado de alguma coisa, mas do quê? Do modo de vida que os mesmos tiveram. Aqui o termo é αναστροφης (anastrophes), cuja tradução pode ser modo de vida, neste caso marcado pela hospitalidade, pela caridade, pela solidariedade para com os que estão presos por causa do testemunho (ao menos é esta a ideia que o contexto sugere). No final o texto nos recomenda a imitação da fé dos mesmos.
Minha conclusão é a de que o texto não fala de todo e qualquer líder espiritual, mas do líder que se compromete com o ensino e a vivencia da palavra de Deus, e que é um modelo para os fieis, tanto no ensino quanto na perseverança nas tribulações, quanto na fé. Notemos que o texto nos convida a olhar para a vida e paciência dos mesmo e considerar o fim que eles tiveram, algo que denota, ao meu ver, os homens de Deus que morreram, e tal como os heróis da fé nos deixaram um legado de testemunho autentico. Agora o leitor deve saber porque me fiz e me faço as perguntas supra. Quantos de nós, pastores, poderemos dizer como Paulo: combati o bom combate, acabei a carreira, e guardei a fé, agora só me resta a coroa (..)? De minha parte tudo o que posso dizer é que sei em quem tenho crido, e que estou bem certo que poderoso, para guardar o meu depósito até o dia final, mas espero também poder dizer a primeira frase.
 
Marcelo Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.