Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Travesti entra na Igreja e pede para cantar


Há aproximadamente dois dias atrás vi no facebook, um vídeo em que um travesti entra na Igreja, pede oportunidade ao pastor para cantar, e entoa um hino do cantor gospel Marquinhos Gomes. Caio Fábio parabenizou ao pastor da dita Igreja que, ao seu ver agiu com graça para com o rapaz. A cena igualmente impressiona pela reação do público, que contrariando a imagem que a mídia e os movimentos LGBT's fazem dos evangélicos, ouvem o rapaz cantar e ainda glorificam a Deus. Por mais ingênua que tal postura seja, creio que ela possa ser um ponto positivo neste cenário de guerra em que vivemos.
Frequentemente somos chamados de homo fóbicos, intolerantes, fundamentalistas, xiitas, e coisas do tipo. Nossa atitude em declarar que a prática homossexual é pecaminosa, ou abominável é interpretada como uma atitude racionaria, e segregadora. Este vídeo pode ser sim, uma arma para mostrar que existe sim, uma enorme distancia entre afirmar que a homossexualidade não pode ser padrão de conduta, e ser de fato intolerante, ou preconceituoso.
E aí Pastor? Como você interpreta este fato? Primeiramente sei que existe muita gente dentro da Igreja que luta há anos com este tipo de problema. E conheci e conheço muitos que foram extremamente usados por Deus com os mais diferentes dons espirituais, e assim, foram canais de benção para muita gente, mas o problema sempre esteve ali, e só não vê quem não quer.
Como convivo com isto? Primeiro, sei que a homossexualidade, tal como a maledicência, a usura, a hipocrisia, e a inveja; é pecado. Eu sei que para Caio Fábio, por exemplo a homossexualidade é uma condição. Tá bom, e a pecaminosidade também. Homossexual, ou heterossexuais, todos somos pecadores. O que nos distingue do mundo é o sangue de Cristo e o poder que a graça de Deus nos dá para dizer não ao pecado, se alguém tiver alguma dúvida a este respeito, basta ler os capítulos seis e oito da carta de Paulo aos Romanos.
Segundo, a graça que nos dá poder para a santificação, bem como a que opera salvação em nossas almas, é a graça que a Teologia Reformada chama de Graça Especial. Em primeira instancia, a graça que vemos na vida do rapaz é a Graça Comum. Esta se manifesta na prodigalidade divina para com a natureza, o sustento da vida, a força que nos move a trabalhar, e as mais variadas habilidades demonstradas pelos homens. Vemos a graça comum, por exemplo, na formulação de leis justas, mesmo quando as mesmas são elaboradas por homens que não possuem experiência de conversão. Um exemplo clássico e atual é a luta, mais do que justa do Romário, por exemplo, pelas pessoas portadoras de necessidade especial. É a partir deste aspecto que convido ao leitor deste blog a analisar o vídeo abaixo.
Terceiro, ao comentar o assunto no facebook, fiz questão de frisar que qualquer pessoa em sua sã consciência admira, ou admirou a belíssima voz do Emílio Santiago, por exemplo. Todos sabemos que ele era um cantor secular, e rola por aí que há um suposto companheiro dele pedindo pensão na justiça. Independente de ser homossexual, ou não, fato é que este foi um dos maiores interpretes de nossa música. O nome disto? Graça Comum.
Esta mesma graça se manifesta em talentos como o de Renato Russo (e em caso de dúvida, ouça Monte Castelo), na arte de protesto do Cazuza, nas inteligentes letras dos raps do Gabriel Pensador, nas composições de Herbert Vianna, nas tiradas filosóficas de Mário Sérgio Cortella e nos mais variados aspectos da criatividade humana. No caso do travesti abaixo, a graça natural se fez ver no carisma que teve com o pastor e com o público, o que tornou aceitável a sua participação em um culto.
O Deus que faz com que nasça sol sobre justos e injustos, com que venha chuva sobre bons e maus, também é o mesmo que distribui as suas dádivas e os seus dons perfeitos. Espero que este ato sirva de reflexão para nós crentes. Como agiremos com este público, como os receberemos em nossas igrejas? São questões que, mais cedo, ou mais tarde teremos de enfrentar sim. Uma coisa é certa: o comportamento homossexual é pecado, mas onde abundou o pecado, diz a Bíblia, superabundou a graça. Como comunicar a este público a graça que nos dá poder para vencer o pecado?



 
 
Pr Marcelo Medeiros, em Cristo Jesus.
 

13 comentários:

  1. É por essas e outras que precisamos clarificar, sempre, a posição da Palavra de Deus, que não discrimina pecador pelo "tamanho" do pecado. Pecado é pecado, não importa quanto mais ou menos tolerantes sejamos. O fato é que todos, sem acepção, são chamados ao arrependimento. Deus ama o pecador, é verdade, mas não tolera e nem compactua com o pecado. Jesus veio chamar os pecadores - ele não fez acepção no convite - mas foi bem claro quando teve que ser: "[...] se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis" (Lucas 13:3). Se não houver arrependimento e nem mudança de vida, "o salário do pecado é a morte". Portanto, todo pecador é bem-vindo, sempre, mas uma vez na Igreja, precisa adquirir novos hábitos, aculturar-se à prática da Palavra de Deus, andar em novidade de vida, produzir frutos de regeneração e purificar-se "de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus" (2 Coríntios 7:1).

    ResponderExcluir
  2. É por essas e outras que precisamos clarificar, sempre, a posição da Palavra de Deus, que não discrimina pecador pelo "tamanho" ou "tipo" de pecado. Pecado é pecado, não importa quanto mais ou menos tolerantes sejamos. O fato é que todos, sem acepção, são chamados ao arrependimento. Deus ama o pecador, é verdade, mas não tolera e nem compactua com o pecado. Jesus veio chamar os pecadores - ele não fez acepção no convite - mas foi bem claro quando teve que ser: "[...] se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis" (Lucas 13:3). Se não houver arrependimento e nem mudança de vida, sabemos, "o salário do pecado é a morte" [mas o desejo de Deus é dar-nos vida eterna]. Portanto, todo pecador é bem-vindo, sempre, mas uma vez na Igreja, precisa adquirir novos hábitos, aculturar-se à prática da Palavra de Deus, andar em novidade de vida, produzir frutos de regeneração e purificar-se "de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus" (2 Coríntios 7:1). Finalmente, se alguém quer vir após Cristo, e se dispõe para obedecer a instrução da Palavra de Deus, será sempre alvo da sua incomensurável graça. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto é justamente neste ponto que destoo do Caio Fábio, para quem é permitido sim a relação monogâmica entre homoafetivos, o que ao meu ver é defesa da permanência na prática do pecado. Agora preciso lembrar que somente a graça de Deus aperfeiçoa o crente e faz com que o mesmo abandone o pecado. Nenhuma regra exterior pode fazer isto.

      Excluir
  3. Pr Marcelo Medeiros ,sempre visito seu blog e quero te parabenizar ,seus posts são atuais e mesmo que nem sempre tenhamos a mesma opinião cem por cento em sintonia ,quero dizer que desta vez suas palavras expressarão meu pensamento com exatidão ,pois a graça de Deus sempre será sem limites independente das situações adversas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nysa, agradeço o seu comentário e como disse Paulo aos Filipenses: Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá
      Filipenses 3:15. Abraços.

      Excluir
  4. Assisti o vídeo e vejo o quanto ele tem talento para ministro de louvor. Será que algum dia ele confessou Cristo como senhor e Salvador?? Pelo que notei ele está familiarizado com o que cantou. seja então alvo de oração para retorno ou entrega a Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Venho de uma família de músicos e infelizmente ( ou felizmente, não sei bem) estou familiarizada com as firulas e maneirismos exibidos em um palco. O rapaz tem potencial vocal e presença.
    Como eu e vc, ele se encontra debaixo da graça comum. Como nós é gente e gente sempre será alvo do amor de Deus. O que me chamou a atenção. foi o fato de estar à frente da congregação ministrando com cântico e exortando com palavras, numa flagrante relação de "autoridade espiritual" sobre o povo. Não sei se a vida deste jovem foi tocada e transformada pelo Espírito Santo de Deus para ocupar a posição em que estava. Não que qualquer um de nós esteja impedido de louvar a Deus. Ao contrário: para isto fomos criados; porém é mister que estejamos atentos para não sermos encontrados permitindo e/ou oferecendo fogo estranho sobre o Altar do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, muito pertinente o teu comentário, apenas uma observação: nós estamos debaixo de uma graça especial, que nos permite crer em Cristo e resistir ao pecado, coisa que talvez o rapaz em questão não tenha experimentado. Quanto a questão do altar, o verdadeiro altar é o nosso coração, a nossa vida. Igreja evangélica tem é púlpito.

      Graça e paz.

      Excluir
  6. http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DLqaybNxtrHs%26feature%3Dshare&h=VAQGgJ1Oa

    ResponderExcluir
  7. Agora que eu consegui visualizar o vídeo, esta foi boa, kkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  8. É apenas um cantor. canta bem, mas o Ney Matogrosso também canta bem. o pastor errou e feio. o púlpito é lugar para convertido. não é um lugar para se fazer show.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, teus comentários são sempre bem vindos aqui, apenas peço que leias minha postagem focando a questão da graça comum, que nos habilita tanto na música quanto na oratória.

      Abraços.

      Excluir

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.