Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

UMA PALAVRINHA SOBRE OS SONHOS.





Hoje se fala muito em sonho. Graças a Deus já passou o tempo em que toda pregação terminava em padaria. Até o relato do Evangelho de João a respeito de Lázaro se transformou neste produto, que se muito consumido provoca náuseas. O resultado foi um hit cantando por uma cantora de grande sucesso, onde o texto é aplicado aos nossos sonhos.
E quando resolveram inventar que até Deus sonhava, “meu Deus!”, que coisa triste! Alguém poderia dar um dicionário para esta gente. Sim, além de falta de Bíblia, pois nem os escritores bíblicos com toda a sua linguagem antropomórfica ousaram dizer que Deus sonha. Mas a cada culto lá estavam os pregadores falando de sonho. Para quem tem triglicéride alta haja cloridrato de metformina. E haja léxicos para o nosso povo.
E isto, por uma razão bem simples, o significado de sonhos é: 1) seqüência de fenômenos psíquicos (imagens, representações, atos e idéias) que involuntariamente ocorrem durante o sono; 2) seqüência de pensamentos, de idéias vagas, mais ou menos agradáveis, mais ou menos incoerentes, às quais o espírito se entrega em estado de vigília, geralmente para fugir da realidade; devaneio; fantasia; 3) idéia dominante perseguida com paixão e interesse (FERREIRA, 1984, p. 1611).
Nas Escrituras Sagradas os sonhos são meios pelos quais Deus se comunica com o homem. Inclusive os profetas, uma vez que é dito: Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele (Nm 12. 6 NVI). O TEXTO É CLARO, SONHOS, NA BÍBLIA SÃO O INSTRUMENTO QUE DEUS EMPREGA PARA COMUNICAÇÃO COM OS PROFETAS. MAS TAMBÉM É O MEIO QUE JEOVÁ EMPREGA PARA REPREENDER O HOMEM EM SEU MAU CAMINHO. Eliú declarou:

Pois a verdade é que Deus fala, ora de um modo, ora de outro, mesmo que o homem não perceba. Em sonho, ou em visão durante a noite, quando o sono profundo cai sobre os homens, e eles dormem em suas camas. Ele pode falar aos ouvidos deles e aterrorizá-los com suas advertências, para prevenir o homem de suas más ações e livra-lo do orgulho. Para preservar da cova sua alma, e a sua vida da espada (Jó 33. 14 – 18 NVI).

1) A maioria dos registros de sonhos contidos nas Escrituras se trata de meios através dos quais, Deus se revela (Gn 28. 12 – 17), e ao mesmo tempo expõe o futuro (Gn 41. 1 – 8; Dn. 2. 1 – 45); ratifica a aliança com os seus (Gn. 28. 12 – 17); repreende os homens (Gn. 20. 3) e orienta os mesmos (Mt. 1. 20 – 24; 2. 12, 13, 19, 20). Como exemplo deste último caso, temos os sonhos que José, marido de Maria, teve. Estas aparições divinas o ajudaram a se orientar contra a perseguição de Herodes e a preservar a vida de Jesus. Neste contexto a palavra grega para sonho é οναρ (gr. Onar).
2) Mesmo quando se tratam de revelações de Deus, os sonhos possuem um caráter involuntário. Nem o Faraó, muito menos Nabucodonozor; buscaram ter os seus respectivos sonhos (Gn 41. 1 – 8; Dn. 2. 1 – 45). Mas o nosso povo persegue os sonhos, e justamente por este motivo corre o risco de ficar diabético (é ironia, kkkkkkkk).
3) Por meio dos sonhos Deus também fala de forma clara e inconfundível. Foi esta experiência que teve Salomão na ocasião em que Deus se dispôs a lhe conceder o que seu coração desejasse (I Rs. 3. 5). Salomão pede sabedoria (I Rs. 3. 6 – 9). O Senhor concede a este uma sabedoria inigualável e renova com ele a sua aliança (I Rs. 3. 11 – 14).
4) Sendo manifestações dos desígnios divinos, os sonhos possuem caráter de infalibilidade. Eles se cumprem cabalmente. Este foi o caso do padeiro e do copeiro-mor que tiveram seus sonhos interpretados por José (Gn. 40. 9 – 23).
5) De acordo com a fala de Eliú, qualquer um de nós pode (e às vezes precisamos) ter um sonho (revelação) da parte de Deus. Eles são demonstrações do amor, cuidado e orientação que o Pai dispensa a nós. “Para prevenir o homem de suas más ações e livrá-lo do orgulho. Para preservar da cova sua alma, e a sua vida da espada” (Jó 33. 14 – 18 NVI).
Um termo que merece a nossa atenção é חִזָּין (heb. hizzayôn), cujo sentido pode ser o de sonho, visão e revelação. Este termo indica o meio pelo qual a visão é transmitida. Daí o nosso entendimento de que na Bíblia sonho não tem nada a ver com aspirações humanas, mas com revelações que Deus faz dos seus desígnios.
Mas aqui cabe uma advertência: existem sonhos cuja origem é claramente humana. Salomão afirmou que das muitas ocupações brotam sonhos; do muito falar nasce a prosa vã do tolo (Ec 5. 3 NVI), e também disse: Em meio a tantos sonhos, absurdos e conversas inúteis, tenha temor de Deus (Ec 5. 7 NVI). Ou seja, NÃO DEVEMOS NOS GUIAR EXCLUSIVAMENTE PELO SONHO, MAS PELO TEMOR DE DEUS. A respeito do primeiro texto vale considerar o que disse Freud em seu clássico “A Interpretação dos Sonhos”. Que estes são produtos das ocupações do homem em estado de vigília.
Termino o texto com a recomendação de Jeremias a respeito de um tipo de sonhador. Eles imaginam que os sonhos que contam uns aos outros farão o povo esquecer o meu nome, assim como os seus antepassados esqueceram o meu nome por causa de Baal (Jr 23. 27 NVI), e: Sim, estou contra os que profetizam sonhos falsos, declara o Senhor. Eles os relatam e com as suas mentiras irresponsáveis desviam o meu povo. Eu não os enviei nem lhes autorizei; e eles não trazem benefício algum a este povo, declara o Senhor (Jr 23. 32 NVI).
PREGAR QUE TODA ASPIRAÇÃO QUE TEMOS É UM SONHO DE DEUS É UMA MENTIRA IRRESPONSÁVEL.

Na paz de Cristo Jesus.

4 comentários:

  1. Amei esta postagem! Eu já pensava que sonhos são revelações que Deus faz dos seus desígnios, pois aceitei a Jesus por causa de um sonho. Um sonho onde as pessoas eram queimadas com bolas de fogo caídas do céu, em que algumas estavam com vestes brancas e subiam em uma mão com orlas brancas que aparecia entre as nuvens. Na época, não entendi muito bem, nem conhecia a Palavra, mas foi um sonho determinante para que eu aceitasse Jesus. Amei o texto. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Patrícia, continuo contando com suas críticas e apreciações.

      Excluir
  2. pastor eu tenho muitos sonhos e eu ano entendo nen. nenhum deles mas sei que tem alguns que eu sinto ser de DEUS, mais mesmo assim eu fico com medo de ser coisa da minha mente. como saber se de fato é de deus? muitas pessoas dizem que sou profeta mais eu nao ouço a voz de DEUs quando estou dormindo nem acordada, acho que é costume das pessoas falarem que sou profeta, vaso de concerto, mulher de oraçao e que eu teria muitos sonhos, bem e fato que tenho sonhos mais nao entendo nenhum . como posso ser tudo isso se eu nao ouço voz de DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata ter sonhos é comum aos seres humanos. Os sonhos que procedem de Deus são fáceis de serem discernidos como tais, visto que o Espírito Santo nos indica que tais assim o são.
      Quanto ao que falam para você procure passar tudo pelo crivo da Palavra de Deus e do discernimento. Ele mostrará a você qual é a vontade dele.

      Excluir

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.